Foto: JM Arruda
Por Renata Rodrigues
RIO DE JANEIRO – O próximo sábado (16/9) promete ser de muita emoção para as torcidas dos oito sambas classificados para a próxima eliminatória do samba-enredo que vai representar a Verde e Rosa no próximo carnaval. Após a tradicional apresentação da escola na quadra, as parcerias classificadas se apresentam para tentar garantir uma vaga para a próxima fase, que vai ocorrer no sábado seguinte.
A eliminatória vai começar mais cedo: o Palácio do Samba vai receber a comunidade mangueirense a partir das 21h.
“A Mangueira costuma receber todos os anos um número considerável de composições de sambas para levar seus enredos para a Avenida, e nesse ano, como vamos homenagear nossa madrinha, Alcione, não haveria de ser diferente. Agora contamos com oito parcerias”, avalia Guanayra Firmino, presidente da Estação Primeira de Mangueira. “Estamos avançando nesse processo com muita tranquilidade mas também com muita certeza de que teremos um samba à altura, e que vai fazer ecoar a Negra Voz do Amanhã”, conclui.
Como parte das comemorações dos 95 anos da Verde e Rosa, o Palácio do Samba passou por um processo de conservação entregue à comunidade e que tem como destaque a adequação do espaço às novas diretrizes de marca da escola. No mesmo dia, iniciaram-se as apresentações e as eliminatórias para o samba-enredo do carnaval 2024, que levará para a avenida uma homenagem à Alcione, a Marrom.
SERVIÇO:
Eliminatória do Samba-Enredo
Data: 16 de setembro
Hora: 21h
Local: Palácio do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira
Ingressos antecipados: ingresso.mangueira.com.br
Sobre a Estação Primeira de Mangueira:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 95 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)
Assessoria de imprensa:
Renata Rodrigues (21)98038237