Eliminatórias seguiu recomendações sanitárias

A Estação Primeira de Mangueira realizou nos dias 12, 13 e 14 de agosto eliminatórias de samba-enredo para o carnaval 2022. O processo iniciado com a realização do “Viradão da Verde e Rosa”, nos dias previstos para o Carnaval de 2021, teve continuidade com a apresentação dos 26 sambas classificados no Viradão. Divididos em duas chaves, a Verde e a Rosa, com 13 obras cada uma.
As apresentações possibilitaram a seleção de 12 sambas que formaram a Chave Verde e Rosa apresentada no sábado dia 14 de agosto. Essa chave permitiu a seleção dos seis sambas semifinalistas que se apresentarão no próximo dia 31 de agosto, quando a Estação Primeira indicará os três sambas que seguirão pleiteando o direito de serem o Hino da Mangueira no Carnaval 2022.

As apresentações foram realizadas em formato de live, por conta da pandemia de COVID-19 e realizadas no Centro Cultural João Nogueira, o antigo Imperator. Que teve seu espaço Sanitizado pela Empresa Truly Nolen.

A Estação Primeira, seguindo as recomendações sanitárias e suas próprias normas de segurança, realizou teste imunológico de antígeno com swab naso-faríngeo para COVID-19 em todos os participantes da live, a saber: o estafe de diretoria e organização, julgadores de samba enredo, participantes da bateria, músicos e técnicos envolvidos, assim como os compositores dos sambas participantes.

A equipe de testagem foi coordenada pelo Professor Rodrigo de Moraes Brindeiro, virologista pesquisador do Instituto de Biologia da UFRJ. No primeiro dia foram realizados 63 testes, no segundo, 30 testes e no terceiro 31 testes. Todos aguardaram o resultado e, somente puderam ter acesso ao teatro após resultado negativo do teste. Todos os 124 testes deram resultado negativo.