A Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais escolas de samba do mundo e uma instituição praticamente centenária. Portanto, prezamos pela nossa história e pela história do samba e do carnaval. Não corroboramos qualquer forma de preconceito ou discriminação.
Para a participação em algumas Alas da escola no desfile de carnaval é necessário o atendimento de determinados critérios, o que pode ocorrer por conta das características das fantasias. Mas essas limitações se restringem a algumas alas apenas, o que garante a participação de todos. Já realizamos cadastramentos que não envolvem faixas etárias e brevemente faremos novamente, conforme já estava previsto.
Importante lembrar que a Mangueira tem componentes de todas as idades em suas alas. E que é permitida a inscrição e participação de pessoas de todas as faixas etárias nos eventos e agendas da escola.
A Verde e Rosa continua a ser uma instituição plural, democrática e que observa, de acordo com o que determina a própria lei brasileira, os direitos fundamentais de todos, inclusive das pessoas idosas.
Sobre a Estação Primeira de Mangueira:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 96 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)