Conselho aprova Hélio Turco como presidente de honra

Fernando Paulino

A Mangueira já tem oficialmente um novo Presidente de Honra. O Conselho Deliberativo e Fiscal homologou ontem por unanimidade o nome de Hélio Rodrigues Neves, o Hélio Turco, para ocupar o posto honorífico em substituição a Nélson Mattos, o Nélson Sargento.
Morador da Mangueira desde a infância, Hélio Turco desfilou pela primeira vez em 1952, aos 17 anos, em uma função que não existe mais nas escolas de samba, a de “puxador de corda”.
Entrou para a ala de compositores em 1957 e em 1959, a Mangueira desfilou pela primeira vez com um samba de sua autoria, “O Brasil através dos tempos”, parceria com Cícero e Pelado.
Ao todo, a verde e rosa foi por 16 vezes para a avenida com composições de Hélio Turco, com diversos parceiros. Entre estes sambas estão o emblemático “Yes, nós temos Braguinha”, de 1984, quando a Mangueira foi supercampeã do carnaval, no ano da inauguração do sambódromo, e o histórico “Cem anos de liberdade – realidade ou ilusão”, de 1988. A Estação Primeira conquistou ao todo cinco títulos, cantando sambas do novo presidente de honra da escola.
Os presidentes de honra da Mangueira, desde 1995, quando o galardão foi instituído, foram: Carlos Cachaça, Jamelão, Roberto Paulino, Delegado, Nélson Sargento e, agora, Hélio Turco.